Os juros do meu financiamento são abusivos? Como saber?

Os juros do meu financiamento são abusivos? Como saber? (fotOs juros do meu financiamento são abusivos? Como saber? (foto: internet) o: internet)
Os juros do meu financiamento são abusivos? Como saber? (fotOs juros do meu financiamento são abusivos? Como saber? (foto: internet) o: internet)
Os juros do meu financiamento são abusivos? Como saber? 

Se você acha que está pagando juros abusivos demais, saiba que essa é uma situação que muitos brasileiros passam por não analisar de forma correta as normas estabelecidas em seus contratos de financiamento. Mas o que fazer se isso for verdade? Neste artigo nós vamos te ajudar a resolver essa situação da melhor maneira.

Estar muito ansioso pelo dinheiro adquirido por meio de empréstimos ou financiamentos é uma situação muito comum vivenciada por muitas pessoas. Às vezes você deseja tanto que aquele dinheiro esteja na sua mão, seja para o financiamento e até mesmo por outras situações, que você pode acabar esquecendo de analisar o que seu contrato diz.

Os juros abusivos podem ser encontrados em muitas instituições financeiras, sejam em bancos ou instituições empresariais específicas. Por isso que quando se trata de juros, as pessoas devem dar uma atenção maior. Você certamente já presenciou pessoas conversando sobre contratos de bancos e nessa conversa sempre existe algo sobre juros, sejam eles baixos ou altos.

Confira Também: Financiamento de Moto da Caixa- Conquiste a moto dos sonhos ainda hoje

O que são juros?

Pois bem, talvez você seja leigo nesse assunto mesmo não podendo ser. os juros estão em toda parte! Naquela compra de roupas que você parcelou no seu cartão de crédito, naquela compra que você pagou até mesmo no boleto, porém parcelado. A verdade é que os juros altos e baixos podem estar em qualquer lugar que você parcele algo e isso inclui financiamentos e empréstimos em bancos.

Por isso, ao assinar um contrato de algo que precise ser parcelado você deve se atentar sobre os juros e até mesmo conversar de forma que consiga baixar essas taxas de juros abusivos. Tudo é conversado!

Como saber se a taxa de juros está alta

As taxas de juros são variáveis de banco a banco e entre as instituições financeiras. Essas empresas escolhem suas taxas, e sabendo disso, você pode verificar em cada uma delas sobre o assunto. As taxas variam de acordo com o serviço que está sendo contratado, então é muito comum encontrar taxas de juros diferentes entre empréstimos e financiamentos, por exemplo.

A questão sobre o valor da taxa que você está pagando pode surgir ao ver o valor das parcelas de seu financiamento, e se você agiu de forma impensada ao adquirir seu financiamento e não verificou as taxas incluídas nele, existe algumas formas de saber.

Primeiramente, todo serviço bancário ou financeiro precisa de um documento contratual e nele deve haver todas as informações sobre o que foi contratado. Então, ao pegar seu contrato você pode procurar a informação sobre as taxas de juros. Ao fazer a pesquisa de taxas de bancos e instituições, você saberá se está pagando juros abusivos demais.

É preciso tomar bastante cuidado com desejos e taxas de juros, principalmente quando você escolhe uma empresa que não possui tanta garantia no mercado. Não esqueça jamais de fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que deseja te ajudar em seu financiamento, saber que está trabalhando com pessoas de confiança é ideal.

Essas empresas podem muitas vezes não informar as taxas de juros e quando você for notar, está pagando mais do que pode.Sem contar as situações em que os juros abusivos obrigam as pessoas a não realizar o pagamento, por falta de dinheiro mesmo!

Uma outra maneira de saber sobre os juros que estão sendo pagos por você em seu financiamento é pedindo um extrato pessoal sobre o serviço. Esse extrato tem de ser retirado e enviado ao cliente em até um dia útil. Com ele em mãos, você consegue ver as taxas de juros que estão sendo pagas por você e se elas são abusivas ou não ao fazer a comparação com outras instituições de crédito.

O que fazer ao descobrir que os juros abusivos

Ao se dar conta de que está pagando uma taxa muito elevada de juros, vá atrás dos seus direitos. Converse com o bancário ou pessoa responsável pelo fornecimento do crédito e leve suas provas de que as taxas incluídas em seu pagamento estão abusivas. Desta forma, o responsável pode mudar os valores ou não. Se ele não puder fazer a mudança, recorra ao Procon para saber o que pode ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.