Pesquisa mostra que 600 mil micro e pequenas empresas fecharam devido ao coronavírus

Empresas China

Uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas Empresas), e divulgada primeiramente pela CNN Brasil, mostrou que pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas devido a crise econômica causada pelo novo coronavírus no Brasil. Cerca de 9 milhões de pessoas foram demitidas com esses fechamentos.

Saiba mais

Veja os cinco fatores de sucesso para o varejo no Brasil

Itaú, Bradesco e Santander fecham mais de 430 agências em 2019

Bradesco afirma que vai financiar o pagamento de 1 milhão de salários – Linha de crédito emergencial

RH em tempos de coronavírus: 3 formas de seguir em operação e preservar a normalidade

Levantamento mostra que China fechou mais de 500 mil empresas por conta do coronavírus

Principais erros financeiros: como evitá-los?

O levantamento ainda mostrou que 30% dos empresários buscaram empréstimos para manter seus negócios, mas não obtiveram sucesso. Ao menos 29,5% destes empreendedores ainda aguardam uma resposta das instituições financeiras e 59,2% tiveram seus pedidos negados.

Empréstimos para empresas

Ao menos 55% dos micros e pequenos empresários terão de pedir empréstimos para manter seus estabelecimentos funcionando sem gerar demissões. O levantamento ouviu cerca de 6.080 microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas entre os dias 3 e 7 de abril.

Falta de informação

Um dos dados da pesquisa mostra que cerca de 29% dos empresários desconhecem as linhas de crédito oferecidas para evitar demissões e 57% apenas ouviram falar a respeito.

A falta de informação continua a ser um fator importante dentro da pesquisa. Cerca de 14,2% dos empresários não conhecem bem o projeto de lei aprovado pelo Senado para auxiliar micro e pequenas empresas. Na questão da suspensão ou redução da jornada de trabalho, apenas 23% dos entrevistados disseram conhecer bem o conteúdo da ação.

Pausa de trabalho nas empresas

O Sebrae mostrou que 10,1 milhões de negócios pararam de funcionar durante a pandemia, sendo que 2,1 milhões foram por decisão da empresa, enquanto 8 milhões de companhias paralisaram por determinação do governo. As empresas podem ficar em média 23 dias fechadas e ainda ter capital para pagar as contas.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.