Pesquisa mostra que apenas 2% dos internautas sabem o que é Open Banking

Open Banking

Uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank, realizada pelo IBOPEdtm, mostrou que apenas 2% dos internautas brasileiros conhecem bem o que é o Open Banking. O levantamento do banco ouviu 2 mil pessoas entre os dias 18 e 24 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Saiba mais

C6 Bank lança conta internacional com saldo em euro para clientes

Projeto prevê saque do FGTS para reforma de imóveis de pessoas com deficiência

Levantamento mostra que INSS pagou benefícios a mais de 20 mil mortos em 2019

Buscas por lojas virtuais aumentam até 50% semanas antes do Natal

Setor de consórcios apresenta mês de crescimento comparado a 2019

Banco Inter anuncia Pix gratuito também para empresas

O conceito do Open Banking prevê o compartilhamento de informações bancárias dos clientes com outras instituições financeiras, com o objetivo de aumentar a concorrência e de produtos disponíveis no mercado. Tudo isso aconteceria com a autorização dos clientes.

Entretanto, a pesquisa do C6 Bank mostrou que são poucos os entrevistados que conhecem ou se sentem confortáveis com o novo modelo. 46% não têm interesse de compartilhar seus dados com as instituições e 72% se preocupam com quem terá acesso a essas informações.

Neste sentido, cerca de 38% entendem que, ao permitir esse compartilhamento, terão acesso a serviços mais personalizados. 73% dos entrevistados dizem que precisam entender melhor sobre o Open Banking para decidir.

Como noticiado pelo Konta Azul, o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou a data de implementação do Open Banking no País. O início da implementação, que era para ser no dia 30 de novembro, se iniciará no dia 1º de fevereiro de 2021 e terá a conclusão no dia 15 de dezembro do mesmo ano.