Pis/Pasep 0800 – Contatos e tudo sobre atendimentos

Pis/Pasep 0800

Se você vem enfrentando dificuldades sobre os dois, o Banco do Brasil de auxiliará em relação ao Pasep, já sobre o Pis é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, ambas instituições disponibilizam equipes para atendimento ao cliente, veja qual é o 0800 pis; O telefone do Pis é o 0800 726 0207, já o do Pasep é o 0800 729 0001.

Veja também:

Caixa abre linha de crédito sem consulta SPC e Serasa

Empréstimo Geru como funciona? Quais as taxas?

Como Solicitar Empréstimo Pessoal Online Noverde

Se você ainda tem dúvida de como funciona o sistema Pis/Pasep acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo que precisa saber.

O que eles significa?

São dois programas sociais conhecidos pelas siglas Pis/Pasep, que respectivamente significam Programa de Integração Social e Programa do Patrimônio do Servidor Público, trata-se de dois auxílio financeiro, pago pelas empresas a seus trabalhadores, tem como objetivo o pagamento do abono salarial, seguro desemprego, participação na receita de entidades e órgãos para servidores privados e públicos.

O Pasep é direcionado para os servidores públicos,e administrado pelo Regime Jurídico federal, tendo o Banco do Brasil como o responsável financeiro.

O Pis é um benefício dos trabalhadores de instituições privadas, é regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Ambos foram criados durante o comando do regime civil-militar no ano de 1970.

Pis

O Programa de Integração Social, visa a implantação dos funcionários dos setores privados, em relação ao desenvolvimento da empresa em que atua. A Caixa Econômica Federal é a responsável legal pela a efetuação do pagamento do benefício, prevista na Lei Complementar número 7/1970.

Pasep

O Programa do Patrimônio do Servidor Público, como o próprio nome já diz é direcionados para funcionários públicos, o benefício engloba a união de territórios, municípios, estados e Distrito Federal para alcançar um fundo financeiro para esses trabalhadores, o pagamento do mesmo é de responsabilidade do Banco do Brasil, foi implantado através da Lei Complementar número 8/1970.

Junção de ambos os Benefícios o Pis/Pasep

Trata-se da unificação de ambos os programas sociais, criando assim o Fundo Pis/Pasep, em 11 de Setembro do ano de 1975 houve a união dos dois setores, determinados pela Lei Complementar nº 26, tornando-se válida a partir do primeiro dia do mês de Julho do ano seguinte (1976), sendo então assinada mediante o decreto nº 78.276/1976, sendo modificado o decreto no ano de 2003, mais precisamente em 17 de Junho, para o de número 4.751.

A partir do ano de 1988, com a unificação de ambos não foram mais realizadas arrecadações individuais para cada um, ocorreu também uma alteração feita por intermédio do artigo 239 da Constituição Federal que direcionou os recursos de contribuição para o FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador), que passou a realizar o custeio de pagamento de benefícios como o abona salarial, seguro desemprego, e programas de desenvolvimento econômico do BNDES ( Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social).

O programa conta com 11 dígitos decimais em seu número de cadastro, o que oferece mais segurança para administrar o programa de integração e ao FGTS.

Veja como solicitar o empréstimo com garantia FGTS:

No caso do abono salarial, terá direito a ele aqueles que possuam ao menos 30 dias trabalhados em um emprego formal, conte com no mínimo 5 anos de cadastramento no banco de dados do PIS, e renda salarial média de no máximo dois salários mínimos, outra opção é para pescadores que recebem o defeso.

O Pis é resumidamente um programa utilizado para a transferência de renda, organizando a distribuição nacional da mesma.

Sobre o abono salarial do Pis 

Esse abono é equivalente ao valor atual do salário mínimo, veja em que se deve se encaixar para ter direito:

  • Ter trabalhado formalmente para uma pessoa jurídica (empresa), por ao menos 30 dias durante o ano, a partir daí será feita a apuração do valor;
  • Cada mês trabalhado durante o ano é que vale 1/12;
  • Ter um cadastro ativo no Pis de no mínimo 5 anos;
  • Contar com seus dados disponibilizados pela empresa contratadora, todos corretamente;
  • Ter recebido salários de no máximo duas vezes o valor do mínimo;
  • Deverá ter uma conta corrente da caixa para o depósito do mesmo;
  • Saques serão realizados utilizando o cartão do cidadão;
  • Nas agências Caixa deverá ser disponibilizado o documento original de identificação e o número do Pis, para receber o benefício. 

Sobre o abono salarial do Pasep

O valor total do abono Pasep também é equivalente ao valor líquido do salário mínimo, conheça as regras para se ter direito ao benefício:

  • Tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano passado;
  • Tenha ganhado ao mês formalmente a quantia máxima de até 2 salários mínimos;
  • Que faça pelo menos cinco anos que esteja cadastrado no Pasep;
  • Que esteja implantado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), anteriormente do ano do pagamento;
  • É necessário sacar no período estabelecido, se não o dinheiro voltará para o caixa da FAT;
  • Pode ser disponibilizado na conta corrente de clientes BB ( Banco do Brasil);
  • O pagamento também poderá ocorrer direto na folha de pagamento, desde que as empresas tenham convênio com o Banco do Brasil.

Como ver se o Pis está disponível pelo site o INSS?

O primeiro passo é acessar a página virtual no site “Meu INSS”, é só entrar e realizar o login, e realizar o cadastro preenchendo dados como o CPF, nome completo, o nome da mãe, data de nascimento e email. É só confirmar e guardar a senha disponibilizada, o login no site será feito usando o número do CPF e senha informada ( é possível alterar a senha por uma da sua preferência) ao acessar a página será disponibilizada a função consultar dados de usuários.

Saber qual o Pis via telefone?

Bastará ligar para o número 135 da Previdência Social, e optar pela opção de número 5 onde será atendido e confirmados os seus dados pessoais, por isso é importante portar os seus documentos no momento da ligação, o serviço está disponível das 7 da manhã as 10 da noite de segunda a sabádo.

Se preferir também poderá ligar para a Caixa Econômica Federal, o número é 0800 726 0207.

Veja também:

Como conseguir um empréstimo rápido e seguro em até 24h

Empréstimo Agibank de até 10 mil reais

Como solicitar Empréstimo online para negativados?