PIS/Pasep: Medida do governo vai acabar com o abono do PIS/Pasep?

Pagamento Pis/Pasep

O Governo Federal anunciou que o dinheiro das contas do PIS/Pasep será transferido para as contas do FGTS a fim de movimentar a quantia parada por conta da crise do coronavírus. No entanto, o abono salarial do PIS/Pasep vai acabar? Venha entender essa medida.

Saiba mais

Saiba se você tem dinheiro para sacar no Fundo PIS/Pasep

Caixa lança ferramenta em aplicativo para saque do FGTS

Pis/Pasep Pagamento será antecipado por conta de Coronavírus

Cartão Santander: Banco libera mais limite para todos cartões de crédito

Bolsonaro: Presidente dá data para início de pagamentos do auxílio emergencial de R$600

Caixa inicia pagamentos do auxílio emergencial

Abono salarial PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são programas onde as empresas depositam contribuições em fundo aos seus empregados. Durante o período de 1971 a 1988, o dinheiro era depositado em nome dos trabalhadores.

Da mesma maneira que hoje ocorre com o FGTS, o trabalhador era dono de uma pequena parte do fundo, até 4 de outubro de 1988. O dinheiro está disponível para saque até junho de 2025, depois será considerado abandonado e transferido para a União. Até o momento, cerca de R$ 21 bilhões ainda não foram resgatados.

Com isso, o abono salarial é pago anualmente para quem trabalhou com carteira assinada e recebeu, em média, dois salários mínimos por mês no ano anterior. Quem trabalhou com carteira em 2019, pode fazer o saque do valor.

O abono salarial vai acabar?

A medida definida pelo governo neste período NÃO vai acabar com o abono salarial do PIS/Pasep. O dinheiro continuará sendo disponibilizado ao longo dos anos, de acordo com o calendário do governo federal. A medida atual é de caráter emergencial por conta da pandemia.

Quem ainda não resgatou o valor, pode fazer o saque direito na Caixa Econômica (no caso do PIS) e no Banco do Brasil (no caso do Pasep).

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.