Por que o consórcio imobiliário é uma ótima maneira de comprar um imóvel

Por que o consórcio imobiliário é uma ótima maneira de comprar um imóvel

Os motivos para adquirir um consórcio imobiliário são vários, o que o torna uma ótima porta de entrada para a compra de um imóvel.

Quem nunca pensou em ter um apartamento em São Paulo para chamar de seu? A verdade é só uma: o sonho de ter o imóvel próprio e se livrar do aluguel é compartilhado por muitas pessoas. Porém, nem todo mundo consegue se organizar para guardar uma quantia fixa mensalmente para realizar este objetivo.

Investir em um consórcio imobiliário é um dos caminhos que podem colaborar para que você consiga adquirir um apartamento à venda na Vila Mariana. Ele garante um investimento seguro e está entre uma das melhores opções no mercado.

Que tal entender melhor sobre o assunto? Separamos algumas das principais vantagens que você garante ao escolher o consórcio na hora da aquisição de um imóvel. Mas, antes, vamos entender melhor o que é e como funciona o consórcio imobiliário?

Consórcio imobiliário: o que é?

O consórcio imobiliário é uma das maneiras de adquirir um bem. Neste, as pessoas se reúnem compartilhando o mesmo objetivo: comprar um imóvel. Os participantes que se unem ao consórcio realizam pagamentos mensais, formando um fundo comum onde as contemplações são possibilitadas.

Ao longo do consórcio, assembleias mensais são realizadas. Nessas assembleias ocorrem as contemplações, que podem ser feitas por sorteio ou lance. No sorteio, os participantes são definidos aleatoriamente e o sorteado garante o acesso à carta de crédito. Já no lance, o participante oferta um valor correspondente à antecipação de parcelas. Assim, as suas chances de contemplação se elevam.

Uma quantidade limitada de pessoas compõe os grupos de consórcio. Estas colaboram com parcelas mensais para a poupança coletiva. A duração de cada grupo é determinada junto ao contrato do consórcio. Até o final deste prazo, todos os membros receberão uma carta de crédito com os valores atualizados.

Vantagens que o consórcio imobiliário oferece

1- Não é necessário entrada

Sem dúvidas, o valor da entrada é um dos principais pontos que dificulta o acesso a um imóvel próprio. Grande parte das vezes, é difícil juntar o montante suficiente para esse fim, o que inviabiliza a compra.

Portanto, diferente dos valores solicitados por financiamentos para entrada, o consórcio não necessita desse investimento.

2- Taxas mais acessíveis

O consórcio conta com uma principal taxa: a de administração. Esta taxa, cobrada pelas administradoras, costuma ser bem mais acessível quando comparada com as outras formas de aquisição parcelada disponíveis no mercado.

O motivo para isto? No consórcio imobiliário as contemplações são feitas através do dinheiro do próprio grupo. Por isso, não existe a cobrança de juros, mas sim uma taxa de administração. A mesma consiste em um percentual da carta de crédito no qual é diluída ao longo do prazo de pagamento.

3- Garante seu poder de compra

Sim, quando você adquire um consórcio você garante seu poder de compra. Isso porque, o valor da carta de crédito é reajustado regularmente. O índice de reajuste considera o acordo feito em contrato e serve de base para todas as atualizações.

Portanto, pode ficar tranquilo sabendo que o valor no qual está sendo pago manterá seu poder de compra por todo o período de vigência do contrato. Em outras palavras, seu dinheiro estará protegido da inflação e de outros indicadores que possam corroer o poder de compra com o passar dos anos.

4- É possível dar lances

Outro grande diferencial do consórcio é a possibilidade de antecipar a contemplação ofertando lances. Ou seja, se você conta com um dinheirinho guardado, pode, todos os meses, dar lances até ser contemplado.

Seu lance foi o vencedor? Você garante a aquisição do seu imóvel antes do previsto. Caso não seja, não é necessário pagar pelo lance ofertado e, caso queira, poderá tentar novamente na próxima assembleia.

Vale lembrar que para ofertar um lance, você precisa, sobretudo, estar com as parcelas em dia. Os valores de um lance podem variar de acordo com as regras do contrato, bem como as ofertas dos demais consorciados. 

5- Vantagens para compras à vista

Ao ser contemplado você garante acesso à carta de crédito, possibilitando a compra do imóvel de forma à vista. Essa facilidade, permite um maior poder de barganha no momento da compra.

Portando a carta em mãos, o valor é transferido ao vendedor. O processo de liberação de crédito é feito considerando o acordo traçado em contrato.

6- Flexibilidade para a escolha do plano

Cada administradora de consórcio conta com um portfólio próprio de produtos. Assim, quem escolhe essa modalidade para a compra de um imóvel, garante muito mais facilidade e flexibilidade para definir a proposta que melhor se adequa às suas necessidades e orçamento.

Nesse sentido, é possível escolher diferentes valores de crédito, parcelas e prazos de pagamento. Essa liberdade garante o poder de definir quanto está disposto a investir ao mês sem que suas finanças sejam prejudicadas.

Por fim, não restam dúvidas, o consórcio imobiliário é um investimento bastante interessante, sobretudo, para quem procura adquirir seu imóvel próprio com segurança, economia e com um planejamento financeiro muito mais tranquilo.

Fique atento na escolha da administradora, taxa de administração, prazo de duração, cláusulas e condições de contrato, valor da parcela e formas de contemplação. Assim, a modalidade se torna mais simples e a aquisição acessível, flexível e estratégica para se concretizar sonhos.