Portabilidade de crédito como funciona? Descubra

portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito é conhecida como uma operação que garante aos clientes brasileiros o direito de acesso em condições mais justas, pois geralmente pagam grandes quantias em algumas linhas de crédito devido à falta de informações. Preparamos este artigo para você tirar suas duvidas a respeito da portabilidade de crédito e ver como funciona.

Veja também:

Qual é o melhor banco para abrir uma conta corrente?

Como sei se o Banco Inter é adequado para mim?

Código Banco Sicoob

Falar diretamente com atendente do Banco do Brasil

Conheça mais sobre a portabilidade de crédito:

A portabilidade de crédito foi criada em 2013 pelo banco central do Brasil. Em geral, ele é projetado para ajudar aqueles que desejam trocar uma dívida cara por uma mais barata. Na prática, isso funciona da seguinte maneira:

  • Por exemplo: As taxas de juros do seu banco são mais altas que as da concorrência. Dessa forma, você tem a opção de transferir a dívida para outra instituição financeira. Dessa forma, as mesmas taxas de juros podem ser reduzidas e até as condições de pagamento do seu empréstimo atual podem ser aprimoradas.

Existe a possibilidade de criar competitividade nos bancos e melhorar as sugestões para os consumidores. Assim, o cliente pode alternar entre as instituições que oferecem as maiores vantagens para a bolsa de qualquer pessoa.

Modalidades disponíveis:

Melhor entendimento dos tipos de portabilidade de crédito disponíveis no mercado:

Empréstimo consignado:

Esta opção pode ser necessária para as seguintes pessoas: pensionistas, pensionistas, funcionários públicos e privados. Para poder contar com a ajuda desse serviço, o novo agente financeiro selecionado deve ter um contrato com a empresa da qual você recebe o serviço ou o salário.

Empréstimo hipotecário:

Por outro lado, a transação implica que a nova instituição financeira pagará as dívidas ao banco antigo e, além disso, oferecerá outras condições para financiar os valores remanescentes. Deve-se lembrar que também é importante revisar a lista de todos os custos relacionados, como por exemplo: Taxas de avaliação de propriedades, custos de documentação, etc.

Salário de crédito:

Por fim, existe o crédito salarial, que dá aos funcionários de empresas públicas ou privadas a oportunidade de escolher o banco do qual gostariam de receber seu salário. Essa transferência de recursos é automática e pode ser feita pelo tempo que o cliente desejar e é gratuita.

Como solicitar a portabilidade de crédito?

Você analisou e determinou que precisa fazer portabilidade de crédito? Para solicitar esse tipo de serviço, você deve entrar em contato com o banco em que possui uma dívida pendente e solicitar o extrato bancário com o valor restante devido pela liquidação antecipada.

Depois de ter acesso a essas informações, você já pode solicitar um empréstimo para pagar a dívida a um novo agente financeiro. Após a aprovação do empréstimo, o agente financeiro selecionado paga a dívida e assume esse novo empréstimo.

É importante saber que a instituição financeira deve fornecer todas as informações dentro do período obrigatório, que é um dia útil. Se esse requisito não for atendido, você poderá apresentar uma reclamação ao Ombudsman do banco ou ao banco central do Brasil.