Preço é fator decisivo no processo de compra de veículos, segundo OLX

Veículos

A OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos do Brasil, realizou uma pesquisa para identificar o comportamento de consumidores que anunciam e compram automóveis no país. Preço é o fator que mais impacta a decisão de compra. É seguido por segurança (2º), consumo de combustível (3º), conforto (4º), manutenção (5º), marca (6º), tecnologia (7º), espaço interno (8º) e custo de seguro (9º).

Saiba mais

Essa preocupação com preço é um dos motivos para o aumento da utilização de plataformas online antes de efetuar a compra do veículo. Em outubro deste ano, a pesquisa por automóveis na OLX teve crescimento de 13% em relação ao mesmo mês no ano passado. “A relação de custo benefício é um dos principais aspectos que o consumidor leva em consideração para comprar um veículo, o que justifica as três primeiras posições na lista. Preço e combustível são contabilizados nos gastos ou na economia que o automóvel pode ter e a segurança é vista como um benefício necessário. E o ambiente digital facilita esse movimento, desde o levantamento de informações e a comparação entre modelos até a possibilidade de simular um financiamento, chegando na melhor escolha”, explica Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

Segundo pesquisa realizada pela plataforma, dentre os consumidores que costumam ir a concessionárias automotivas, durante o processo de compra, mais da metade visitam de duas a três lojas, e o principal motivo também é a busca pelo melhor preço, citada por 71%. O segundo fator mais citado foi a procura pelo melhor valor de troca (47%) e o terceiro mais mencionado foi a busca pela disponibilidade de cor/modelo específico do veículo (45%). Nesta pergunta, era possível escolher mais de uma alternativa.

Em relação ao pagamento, 41% realizaram à vista ao vendedor, 28% utilizaram financiamento bancário, 14% parcelaram diretamente com o vendedor, 13% usaram o montante da venda do carro anterior e 4% fizeram consórcio.

Vendas

Plataformas online também têm sido opções para consumidores que desejam vender o automóvel. Mesmo em meio à Covid-19, em outubro, as vendas por meio da OLX cresceram 23% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Dentre os internautas que já anunciaram o veículo em algum momento, 75% o fizeram por meio de sites e aplicativos, 52% utilizaram as redes sociais, 28% consultaram amigos e parentes, 23% contataram concessionárias pessoalmente ou por telefone, e 11% optaram por anunciar em classificados de jornais e revistas. Os respondentes puderam marcar mais de uma opção de resposta.

Quando questionados sobre os motivos que levaram à preferência por sites e aplicativos, 55% afirmaram que são meios mais práticos para anunciar, outros 48% acreditam que são canais mais efetivos para a venda e 45% disseram que os anúncios ganham mais visibilidade na região onde pretendem vender o veículo. Nesta pergunta, também houve a possibilidade em escolher mais de uma alternativa.

“Plataformas online de compra e venda se destacam principalmente pelo maior alcance de público e por serem um espaço democrático, em que anunciante e comprador podem negociar diretamente, sem intermediários, e chegar à melhor relação entre custo e benefício para as duas partes”, diz Flávio.

O ambiente online tem atraído mesmo aqueles que nunca tinham feito vendas online: 61% dos entrevistados disseram ter sido a primeira vez que venderam um veículo por meio de sites e aplicativos, e os outros 39% já realizaram mais de uma negociação dessa forma. E, ao serem perguntados os motivos pelos quais vendem seus carros, 66% disseram que é para poder comprar outro carro, 13% alegaram que é para o automóvel não ter maior desvalorização e 7% o fazem para usar o dinheiro em uma situação específica como pagar uma dívida, por exemplo.

Foram entrevistados mais de 980 homens e mulheres, que acessaram sites e aplicativos de compra e venda de carros nos últimos cinco anos, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C. O levantamento foi realizado entre 25 de agosto e 21 de setembro.

A OLX é Top of Mind em compra e venda de carros. Atualmente, 63% de todos os veículos anunciados online estão na plataforma, que conta com mais de 786 milhões de buscas por veículos e produtos automotivos por mês. Hoje, ao menos 3 veículos são vendidos por minuto por meio da OLX.