Tipos de investimentos – Que tipo de investimento rende mais?

Tipos de investimentos

Atualmente existem diversos tipos de investimentos no mercado que são até facilmente conseguidos através dos bancos online sem que você precise sair da sua casa para começar a investir. Neste artigo separamos alguns tipos de investimentos para que você possa comparar que tipo de investimento rende mais.

Veja também:

Custo de oportunidade

Mercado de Capitais

Como funciona a letra de câmbio?

O que é investimento?

O investimento é um conceito muito amplo mas em suma, ele pode ser caracterizado como gastar ou aplicar dinheiro esperando receber um retorno financeiro desses valores. O investimento pode ser feito de diversas maneiras atualmente e leva em conta uma série de fatores como contexto econômico, oferta e demanda, valor do dólar etc.

Quais são os tipos de investimentos?

Atualmente existem diversos tipos de investimentos e eles variam de acordo com sua rentabilidade e consequentemente o risco que você tem ao optar investir seu dinheiro naquela modalidade. Abaixo você pode conferir os principais tipos de investimentos.

Tesouro Direto

O tesouro direto é um dos tipos de investimentos mais seguros e feitos para quem tem o perfil investidor mais conservador. Esses tipos de investimentos se caracterizam por emprestar o dinheiro que você desejar investir para o governo, e eles são considerados de baixo risco, porque as chances de em um futuro o governo não pagar a rentabilidade do seu título são mínimas. Quem opta por esses tipos de investimentos recebe o valor do seu investimentos com juros e correção monetária. A grande desvantagem é que no caso destes tipos de investimentos, para você conseguir uma rentabilidade legal, é preciso aplicá-lo a um médio ou longo prazo e sabemos como às vezes pode ser difícil ter um dinheiro exclusivo para investimento e não precisar dele em alguma emergência financeira.

CDB

CDB é uma sigla para Certificado de Depósitos Bancários e é um dos tipos de investimentos de renda fixa mais conhecidos sendo até utilizado na conta corrente do Nubank para gerar rendimentos aos seus clientes que desejam ter rendimentos de liquidez diária. Ele é coberto pelo FGC, então qualquer valor abaixo de R$250.000,00 está assegurado. Esses tipos de investimentos também são considerados de baixo risco e feitos para quem tem o perfil investidor mais conservador.

LCI e LCA

LCI e LCA são siglas para os tipos de investimentos letras de crédito imobiliário e letras de créditos para agronegócios. Como o próprio nome diz, esses tipos de investimentos são voltados para esses segmentos e podem ser de curto a longo prazo. Esses tipos de investimentos também são considerados de baixo risco e feitos para quem tem o perfil investidor mais conservador. Atualmente existem LCI’s e LCA’s de 90 a 720 dias que podem até ser contratadas online.

Qual é o melhor tipo de investimento?

Não há um consenso sobre o melhor tipo de investimento, sendo necessário avaliar o seu perfil e o quanto você está disposto a arriscar ao investir o seu dinheiro. Se você tem o perfil mais conservador ou está começando agora e tem um valor que não precisa ser movimentado com frequência os melhores tipos de investimentos para você podem ser as LCI e LCA que podem ser contratadas até de maneira online nas plataformas de investimentos dos bancos. Para quem está disposto a arriscar mais, as ações podem ser um dos tipos de investimentos ideais e atualmente existem até corretoras onlines que cobram poucas taxas e gerenciam isso da melhor maneira para você como a Rico e EasyInvest.

Quais os principais tipos de aplicação financeira disponíveis no mercado?

  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito Agronegócio (LCA);
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Títulos Públicos (Tesouro Selic);
  • Fundos de investimento imobiliário;
  • Ações;
  • Debêntures;

Quais os principais investimentos do Brasil?

A maioria dos brasileiros conhece pouco ou quase nada sobre o mercado de investimentos sempre preferindo a poupança que mal gera rendimentos e exige um longo tempo de aplicação sem movimentar a conta (o que é quase impossível). Atualmente com a popularização dos bancos online que contam até com esse tipos de investimentos e suas plataformas, tem sido mais possível investir. O brasileiro ainda optar pelos tipos de investimentos de baixo risco, tendo o perfil mais conservador optando principalmente pelo CDB, LCI e LCA.

Como fazer uma boa aplicação financeira?

Para fazer uma boa aplicação financeira é preciso fazer um comparativo entre as taxas sobre o determinado período que você deseja aplicar. Se você tem um valor disponível que pensa em utilizar apenas para esse fim e sem movimentá-lo é importante fazer uma simulação em todos os tipos de investimentos para ver qual rende mais num mesmo espaço de tempo.  

Que tipo de investimento rende mais?

Normalmente, os tipos de investimentos que rendem mais são os de mais alto risco e para quem tem esse perfil, sabendo que pode investir um valor podendo receber um alto retorno mas também correndo o risco de receber um alto prejuízo. Os tipos de investimentos que mais rendem atualmente são os de renda variável como ações, moedas, opções etc. e suas taxas de rentabilidade variam assim como o seu prazo que pode ser diário (Day Trade) ou de longo prazo (pelo menos 6 meses).

Poupança é investimento?

A poupança pode ser considerada relacionada aos tipos de investimentos, no sentido de ela gerar um rendimento se você não realizar movimentações na sua conta e completar aniversário (1 mês). Mas ela não pode ser considerada um dos tipos de investimentos pela ótica de que os investimentos implicam em um risco e dependem de tomadas de decisão. A maioria dos bancos tem esse tipo de conta, e você apenas deposita o seu dinheiro lá que precisa completar aniversario para render um valor a taxas baixíssimas. Na poupança você não corre risco nenhum de perder o seu dinheiro já que ela é uma modalidade de conta protegida pelo FGC e portanto não pode ser considerada um investimento.

Conclusão

Atualmente existem diversos tipos de investimentos para vários tipos de investidores e é preciso que você faça uma auto análise para avaliar o que você está disposto a investir e qual sua expectativa com os seus investimentos. Nesse artigo voltamos nossa discussão principalmente para investimentos de baixo risco para quem está começando agora que pode ser uma maneira bem mais interessante de fazer o seu dinheiro render do que na poupança.

Veja também:

É hora de investir em IVVB11? Análise

É hora de investir em FIIS? Análises no Fuds

É hora de investir nas ações TAEE11? Confira

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.