Receita Federal envia carta para mais de 330 mil contribuintes

A Receita Federal informou na última sexta-feira (18) que enviará cartas para cerca de 330 mil contribuintes com avisos sobre pendências ou inconsistência na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física do exercício de 2019. As cartas devem começar a chegar na segunda quinzena de outubro.

Saiba mais

Como aumentar a restituição de imposto de renda ou doar parte dos valores

Governo planeja cobrar imposto de 0,4% sobre transações em dinheiro

MEC anuncia remanejo de verba e libera R$ 1,1 bilhão para federais

De acordo com o comunicado emitido pela Receita, o objetivo é estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas informações nas Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DIRPF) e a providenciam a correção, caso haja necessidade de tal ação.

Para consultar sua situação, é só acessar o site da Receita Federal, clicar no link “Extrato da DIRPF” utilizando o código de acesso ou certificado digital. Ao acessar o portal, caso sua declaração esteja retida na malha fiscal, aparecerá uma mensagem de pendência. Junto com esse aviso, são fornecidas informações de como regularizar sua situação junto ao Fisco.

Essas regularizações são em casos de divergências que podem ser resolvidas com a retificação da declaração, sem a necessidade de comparecer à Receita Federal.

Se o contribuinte não resolver as pendências, ele receberá uma intimação foral para comprovação das divergências. A partir deste momento, não será mais possível corrigir a declaração e o contribuinte receberá o imposto do Fisco mais multa que deve ser, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.