Safra lança novo investimento buscando união de sustentabilidade e retorno

Safra Impacto ASG

O Banco Safra anunciou nesta segunda-feira (11) o lançamento de seu novo fundo de investimento, o Safra Impacto ASG. O produto, com foco na renda variável, busca mais do que auxiliar no desenvolvimento do patrimônio de seus cotistas. Ele investe em empresas com políticas sustentáveis, buscando gerar reflexos positivos para a sociedade.

Saiba mais

A carteira do Safra Impacto ASG é composta apenas por empresas que atendam aos requisitos ESG – versão em inglês da sigla -, representados pelos pilares ambientais, sociais e de governança, na análise dos investimentos.

Conhecido por fundos renomados no mercado, como o Safra Galileo, e gestão de especialistas, o Safra quer mostrar que retorno a médio e longo prazo nos investimentos e sustentabilidade não são incompatíveis. Pelo contrário, já que produtos ESG têm se destacado em todo o mundo por sua rentabilidade muitas vezes acima dos pares tradicionais.

Metodologia pioneira em investimentos sustentáveis

O fundo Safra Impacto ASG utiliza a metodologia do J. Safra Sarasin, que tem mais de 30 anos de experiência em investimentos sustentáveis, muito antes do tema se tornar uma grande tendência mundial. Fundado em 1841 e sediado em Basiléia, na Suíça, o banco privado J. Safra Sarasin pertence ao Grupo.

A mudança significativa no processo de análise de investimentos do J. Safra Sarasin começou em 1986. Um grave incêndio em uma fábrica de produtos químicos de Schweizerhalle, na Suíça, chamou atenção da vizinha Basileia para a ligação entre seu próprio bem-estar, as medidas de proteção ambiental adotadas por empresas e o seu efeito sobre o desempenho do preço das suas ações.

Para a análise, o J. Safra Sarasin usa um provedor de dados externo, além de levar em consideração os planos futuros das empresas e suas ações anteriores no combate às emissões de carbono para descartar o chamado greenwashing. As emissões atuais de uma empresa e a trajetória em que estão também devem ser refletidas na avaliação.

O envolvimento da instituição com a sustentabilidade resultou no prêmio de Melhor Banco Privado em Responsabilidade Social de 2019, concedido pela Revista Global Finance. Em 2020, pela segunda vez seguida, o J. Safra Sarasin ganhou o prêmio de Melhor Banco Privado para Investimento Temático, concedido pelo Professional Wealth Manager e The Banker, duas publicações do grupo Financial Times.

Governo reduz Imposto de Importação para mais cinco produtos