Saiba mais sobre o saque das contas ativas do FGTS

Saiba mais sobre o saque das contas ativas do FGTS (foto: internet)
Saiba mais sobre o saque das contas ativas do FGTS (foto: internet)
Saiba mais sobre o saque das contas ativas do FGTS (foto: internet)

Com todo esse tempo de crise que vivemos no Brasil, finalmente, será liberado o saque das contas ativas do FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que cada cidadão possui ao trabalhar de carteira assinada. O motivo da liberação é para que a movimentação de dinheiro aconteça no país, com intuito de mover a economia. Essa confirmação foi dada durante a semana, pelo Ministro da Economia do país, Paulo Guedes.

A última liberação foi em 2016, no governo de Michel Temer, porém, apenas das contas inativas. O objetivo era o mesmo, a movimentação da economia do país e a ajuda que o governo queria dar aos cidadãos de poder quitar suas pendências. Diferentemente do Governo Temer, Paulo Guedes quer permitir o acesso à contas ativas do Fundo.

Segundo ele “Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, assim que as reformas saírem”. Quando foi questionado sobre a liberação, surgiu a questão sobre as contas ativas e inativas e quais delas seriam liberadas. Segundo Guedes, as duas serão liberadas para o cidadão, mas essa ainda é uma decisão que está sendo concluída, pois ainda não foi “batido o martelo”.

Segundo paulo Guedes, essas são formas de ajudar o desenvolvimento da economia, porém, só podem ser adotadas quando a aprovação da reforma da Previdência sair. De acordo com o ministro, essas ideias ajudam sim a economia, mas sem as mudanças que precisam ser feitas na previdência, pode dar tudo errado.

Confira Também: Os pagamentos do Abono Salarial irão até o dia 28 de junho

Quem pode sacar o FGTS?

O saque pode ser feito por todos os trabalhadores que atuam no mercado com contrato de trabalho desde 05 de outubro de 1988. Nas datas antecedentes a essa, o FGTS era facultativo. Os trabalhadores rurais também podem fazer seus saques, os trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e até mesmo atletas profissionais.

O intuito é que todas as pessoas que possuam seus trabalhos com assinatura de algum contrato, possuam o direito de sacar o FGTS. Afinal, se vem do governo, deve ser para todos que caminham junto às normas dele, certo?

Quando você pode realizar o saque?

Talvez, você ache que não está na lista de beneficiados do FGTS, mas pode estar. Muitas pessoas acreditam que é precisa estar exercendo alguma função com carteira assinada para fazer o saque do FGTS e nem sempre é assim. A falta de informação necessária pode fazer você perder a oportunidade de ter uma boa quantia de dinheiro em mãos.

Seja para resolver problemas ou ter um pouco mais de lazer e conforto, o FGTS pode ser retirado em todos os casos a seguir:

  • Em casos de demissão sem justa causa, através do empregador;
  • Após o fim do contrato com o prazo correto;
  • Em casos de rescisão através de acordo entre o empregado e o empregador;
  • Rescisão por extinção empresarial;
  • Se você é aposentado;
  • Em caso de necessidades pessoais com relação à desastres naturais, em que a residência do trabalhador tenha sido atingida;
  • Em casos de suspensão do serviço avulso com tempo igual ou superior a 90 dias;
  • Em caso de falecimento do trabalhador;
  • Quando titulares e dependentes da conta forem portadores de HIV;
  • Quando titulares e dependentes da conta forem portadores de Câncer;
  • Quando o trabalhador e dependente estiver em fase terminal, por conta de uma doença grave;
  • Para adquirir moradia, liquidar ou amortizar pagamento ou parte dele em prestações de financiamento, etc.

Se você fizer uma pesquisa bem profunda, encontrará ainda mais formas de receber seu FGTS. E é claro, o governo ainda está em decisão, por isso, devemos aguardar o que será determinado e com isso, quem poderá fazer o saque ou não e se serão de contas ativas e inativas ou não.

Sabemos que você mal pode esperar para saber se poderá sacar seu saldo ou não. Afinal, essa está sendo a grande espera dos brasileiros, não só para que possa pagar pendências e realizar as tarefas que acham necessárias para a vida mas como também, para ver se esse método será eficaz para a movimentação econômica do país.

Aguarde as informações e em breve teremos a resposta sobre o que precisamos saber sobre a liberação do FGTS para os cidadãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.