Saiba tudo sobre o financiamento de caminhão e como conseguir o seu

financiamento de caminhão

Para quem é motorista e trabalha transportando cargas, o caminhão é a principal ferramenta do seu cotidiano. Além disso, é fundamental que o veículo seja trocado depois de um tempo de uso para que a segurança nas estradas esteja garantida ao máximo. Por isso, muitos optam pelo financiamento de caminhão, que pode ser de grande ajuda.

Saiba Mais:

Simular Financiamento Caixa Econômica Federal rápido

Como Fazer Empréstimo Sem Comprovar Renda?

Como liberar o seu crédito Banco Original?

Assim como qualquer outro tipo de investimento financeiro, o financiamento também precisa ser planejado e estudado, especialmente no quesito valores. Ademais, nesse momento, é crucial conhecer todas as opções disponíveis no mercado, para fazer comparações de taxas e condições, a fim de encontrar a que mais se encaixa no seu bolso. Por isso, nós fizemos um artigo especial e muito útil que pode te ajudar na hora da decisão do financiamento de caminhão. Veja quais são os tipos e do que se trata esse tipo de financiamento a seguir:

Afinal, o que é um financiamento de caminhão? 

Resumidamente, o financiamento funciona como um empréstimo. A partir dele, o cliente solicitante faz um contrato com uma instituição financeira que vai conceder o valor suficiente para quitar toda ou parcialmente a compra de um bem, no caso o caminhão. Depois, o cliente deve pagar o valor recebido de maneira diluída em parcelas que sofrem com juros todos os meses. Os financiamentos cobrem caminhões usados ou novos e podem chegar a até 100% do valor do veículo, sendo o prazo para pagar a dívida varia conforme a instituição financeira escolhida.

Como fazer um financiamento de caminhão

O mercado financeiro oferece quatro tipos de financiamentos para caminhão, sendo que cada opção possui suas características como taxas de juros e prazos específicos. Confira as alternativas a seguir:

BNDES Finame: Ônibus e Caminhões 

Essa é uma opção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela é uma opção de financiamento muito comum no mercado e, por conseguinte, pode ser solicitada por pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, com esse financiamento o cliente pode comprar o caminhão com até 100% do valor do veículo  pago pelo contrato, as taxas de juros variam e o prazo para pagar a dívida é de até 120 meses.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Essa opção também é muito utilizada e procurada por pessoas físicas e pessoas jurídicas, o CDC está disponível em diversas instituições financeiras diferentes. Normalmente, o parcelamento pode ser feito em até 60 meses e a taxa de juros aumenta de acordo com o tempo estipulado do financiamento. Nesse caso, existe uma vantagem que você pode receber desconto de juros caso adiante o pagamento das suas parcelas. Ademais, o veículo passa para o seu nome, entretanto, ele é usado como uma garantia da dívida.

Leasing operacional para financiamentos de caminhão

No mercado, existem dois tipos de leasing: o leasing financeiro e o leasing operacional. Na primeira opção, você faz um pagamento mensal pela utilização do veículo e quando o contrato chega ao fim, você pode devolvê-lo para a empresa ou fazer a compra dele por um preço mais reduzido. Na segunda opção de leasing, você possui parcelas mais baixas e no fim pode comprar o veículo por 80% do valor total, lembrando que o veículo vai ficar registrado no nome da financeira responsável pelo contrato.

Consórcio

Esse é um financiamento de fundo coletivo que reúne pessoas que possuem o mesmo interesse de compra. No caso, você não terá acesso imediato ao veículo, apenas quando você tiver a sorte de ganhá-lo em um sorteio ou recebê-lo no fim do plano. É por isso que o consórcio também é conhecido como compra programa, pois você paga antes de ter o veículo. Não são cobradas taxas de juros, mas a taxa administrativa varia entre 9% a 15% do valor total do veículo.

Onde e como fazer a simulação de um financiamento de caminhão?

A simulação é muito importante para te esclarecer se aquele financiamento vai ou não ser compatível com o seu perfil financeiro e renda mensal, pois através dela você pode inserir os valores e a quantidade de parcelas que deseja.

Simulador de Financiamento do BNDES

O BNDES possui um simulador de financiamento para caminhão novo ou usado em seu site. Basta que você preencha alguns dados como o valor do veículo, quanto você deseja financiar do valor dele, o prazo, entre outros.

Se você precisar tirar alguma dúvida sobre o financiamento, você pode ligar para a Central de Atendimento do BNDES através do número: 0800 702 6337, disponível em dias úteis. O BNDES também possui conta nas redes sociais mais conhecidas e você pode entrar em contato com eles por lá.

Você também pode fazer simulações nos sites da maioria das instituições financeiras e isso é muito importante para fazer comparações e encontrar a melhor oferta no mercado. Confira abaixo algumas empresas que te permitem fazer uma simulação:

Bradesco

Você pode fazer a simulação no site do Bradesco escolhendo a opção de veículos pesados e definindo se você quer dar uma entrada de até 50% ou mais. Depois você deve escolher o tipo de veículo:

  • 0 km, até 90% financiável;
  • 1 a 5 anos de uso, até 80% financiável;
  • 6 a 7 anos de uso, até 70% financiável.

Lembre-se que o simulador utiliza uma taxa padrão, mas que você pode tentar negociar uma taxa mais justa com o gerente do banco na hora da contratação. Você pode tirar dúvidas ligando para a Central de Crédito pelo telefone: 0800 273 3486, disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h. Além disso, também é possível entrar em contato com o Bradesco pelas redes sociais.

Itaú

Para fazer um financiamento de caminhão pelo Banco Itaú, a opção é feita pelo BNDES Finame, que é repassado pelo banco. Entre em contato com o SAC Financiamento de Veículos e Consórcio ligando para 0800 722 5803 ou tentando contato através das redes sociais do banco.

Volvo

A Volvo é uma empresa sueca que também te permite fazer o financiamento de caminhão escolhendo entre as modalidades: pré-fixado, de seguro, sazonal e de lance quitador. No simulador, você vai preencher os dados do veículo e do contrato como o valor, o prazo e o valor de entrada. Lembrando que a contratação vai fazer uma análise no perfil e nos dados do solicitante. O resultado da simulação também inclui o IOC e a Taxa de Abertura de Crédito.

Em caso de dúvida ligue para o número: 0800 643 4443, disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Volvo também possui redes sociais em que você pode entrar em contato.

Mercedes-Benz

Empresa muito famosa, possui o Banco Mercedes-Benz aqui no Brasil e disponibiliza planos de financiamento de caminhão através do:

  • BNDES Finame;
  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC);
  • CDC Decrescente;
  • CDC Flexibility Caminhões;
  • Leasing.

Você pode entrar em contato com a empresa pelo site oficial por meio de um chat e do fale conosco, além do email e através do SAC: 0800 722 8499, disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Por fim, agora você já sabe como fazer e quais são as opções de financiamento de caminhão disponíveis no mercado. Lembre-se de fazer as simulações necessárias e comparar as ofertas no mercado. É importante que você faça um planejamento prévio e que você reflita bastante se um financiamento vai caber no seu bolso no futuro.