Serviço Não Me Perturbe Telemarketing chega a 1,5 milhão de cadastro em uma semana

(Foto: Reprodução)

Na busca de evitar ligações insistentes e incômodas de serviços de telemarketing, alguns usuários de telefones fixos e móveis optaram por contratar serviços que bloqueiam este tipo de ligação, como é o caso do Não Me Perturbe Telemarketing.

A ideia foi criada pelas principais prestadoras de serviços de telecomunicações do país para debater boas práticas de uso deste mecanismo, melhorando o relacionamento das empresas com a sociedade. Com isso, em 16 de julho deste ano, foi criado o Não Me Perturbe em parceira com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).


Bloqueio de ligações de telemarketing começa a valer: saiba como cadastrar seu número

Através do website criado, o usuário que não deseja receber ligações de telemarketing destas prestadoras, seja de telefone móvel, fixo, TV e internet, poderá fazer o seu cadastro informando o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a prestadora para a qual não deseja receber chamadas. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Um levantamento divulgado pelas prestadoras mostrou que em menos de 24 horas ao menos meio milhão de números foram cadastrados. Mesmo com a grande procura, o serviço não sofreu instabilidade.

Com uma semana de serviço, um novo número foi divulgado: chega de 1,459 milhão de números foram cadastrados, mostrando um aumento considerável pela procura do serviço. O cadastro pode ser seletivo, onde você escolhe qual empresa não poderá mais entrar em contato. No próprio site é possível consultar quais números você fez o bloqueio com um cadastro realizado anteriormente. É possível realizar o desbloqueio de qualquer contato.

Portanto, o bloqueio não impede que eventuais cobranças por parte das empresas sejam realizadas se o consumidor já for cliente de alguma das operadoras.

Em regiões como São Paulo é possível estender o cadastro a todo e qualquer serviço de telemarketing. Você apenas registra o desejo na plataforma digital do Procon estadual. A iniciativa também existe em outros estados.

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Observações

  • O acordo não limita necessariamente o recebimento de ligações de telemarketing. Ele limita apenas para a venda de serviços como pacotes de telefone, internet e TV paga. Em caso de dívidas, as ligações vão continuar.
  • O bloqueio não impede de receber mensagens de textos. Esta operação ainda está sendo revista pelas prestadoras.
  • Em caso de mudança de número, é necessário fazer o bloqueio novamente. Você só precisa cadastrar o novo número em sua conta no site.


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