Setor de dublagem aquece em tempos de concorrência de streamings

Setor de dublagem

Atualmente, a indústria de streaming vive um grande momento com o crescimento de plataformas como Netflix, Globo Play e Disney +. Junto com esse aumento, um setor até pouco falado na grande mídia ganhou novos adeptos, se aqueceu e se fortalece a cada ano: o setor de dublagem.


Saiba mais

blubank

Saiba mais sobre a conta digital PagBank, do PagSeguro

IGP-10 varia 1,07% em janeiro


De acordo com uma pesquisa do aplicativo Annie, companhia de análise do mercado mobile, o Brasil está entre os países com maior tempo gasto em plataformas desse setor.

O crescimento do mercado de streamings vem desde a criação da Netflix, em 2014, além do aumento de produções próprias dessas plataformas. Podemos citar séries como House of Cards, Black Mirror, entre outros.

Segundo Rayani Immediato, sócia-proprietária da Sociedade Brasileira de Dublagem (SBD), além de coach e estrategista digital, o streaming se tornou um meio muito positivo para que a dublagem tivesse um grande crescimento nos últimos anos. “Elas puxam a demanda do mercado. Sempre uma nova série ou filme estrangeiro chega ao Brasil, gera trabalho para os dubladores”, disse.

Mercado

O Brasil já se tornou o sexto país que mais consome streaming de filmes e séries no mundo. Rayani destaca que a Netflix foi pioneira para alavancar o mercado. “A Netflix é um dos maiores players do mercado, quebrou paradigmas e hoje movimenta o setor de dublagens, pois a maioria dos conteúdos da plataforma são estrangeiros”.

Ainda em questão de números, Rayani mostra que em 2019 o setor teve um aumento de 30% na demanda. “Segundo pesquisas, cerca de 58% dos brasileiros preferem consumir conteúdos dublados em vez de legendados. Com a chegada de mais ofertas de peso, a exemplo da chegada do HBO Max da WarnerMedia, do Disney+ e do Apple TV+, o setor deve ficar ainda mais aquecido nas próximas temporadas”.

Trabalho de dublagem

A SBD disponibiliza uma formação completa para novos profissionais, para formar cada vez mais pessoas adeptas a dublagem. “Qualquer pessoa pode ser dubladora, inclusive crianças, mas é necessário ser ator profissional para ingressar na carreira. Quem realiza cursos relacionados às artes cênicas está apto a fazer de dublagem e se tornar um profissional”, conta.

Por fim, a profissional explica que a dublagem é um meio de inclusão e não apenas um setor de entretenimento. “Graças ao trabalho dos dubladores, crianças, idosos e deficientes visuais têm a oportunidade de consumir conteúdos estrangeiros. Sem a dublagem, o acesso desses públicos as produções internacionais seria restrita”.

Para mais informações, acesse o site da Sociedade Brasileira de Dublagem: https://www.sbdublagem.com.br/

Rayani Immediato Dublagem
Rayani Immediato é sócia-proprietária da Sociedade Brasileira de Dublagem (Foto: Divulgação)


Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.