TAEE11 Dividendos | É hora de investir nas ações TAEE11?

TAEE11 Dividendos

Muitas pessoas querem começar a investir no mercado de ações que é muito complexo e tem várias particularidades. Mas saiba, que nunca é tarde para começar e nem para aprender. Neste artigo, te ensinamos de maneira simples o que é a TAEE11, que tipo de ação ela é, dividendos, e se realmente é hora de investir nas ações TAEE11.

Veja também:

É hora de investir nas ações PTBL3? Confira

OZ1D cotação, opções de ouro, gráficos e vantagens

É seguro investir na Clear?

O que significa TAEE11?

O TAEE11 é um nome de referência para as ações da Taesa que é uma das maiores empresas brasileiras de transmissão de energia elétrica e atua em 18 estados brasileiros. Os nomes das ações no mercado costumam receber as letras iniciais do nome da companhia e um código que corresponde ao tipo de ação que essa empresa possui disponível para compra. O código 11  corresponde a um tipo de ativo que não representa uma ação, mas sim uma UNIT. As UNIT’s são uma espécie de conjunto de ações, que no caso da TAEE11 são compostos por 1 ação ordinária TAEE3 e 2 ações preferenciais TAEE4.

Onde e como são negociadas as ações TAEE11?

As ações da TAEE11 são negociadas apenas na bolsa de valores brasileiras (B3). Esse processo é totalmente online e para conseguir a sua você deve ter o auxílio de uma corretora. 

Como comprar as ações TAEE11?

Para compras as ações da TAEE11 você precisa preencher um cadastro em alguma corretora de sua preferência e existem várias no mercado como a BTG Pactual, Inter, Rico, EasyInvest etc. Assim que você fizer um cadastro com seus dados (CPF, e-mail, renda, seu perfil de investimentos etc.) basta você transferir o dinheiro para conta dessa corretora por meio de uma TED e tendo o valor necessário para já adquirir uma ação você pode comprar suas ações TAEE11. As corretoras contam com um apoio técnico e pessoas para te orientar e até fazer investimentos por você caso você deseje.

Cotação TAEE11

A atual cotação da TAEE11 se encontra em R$27,10. Esses valores podem mudar diariamente por isso é importante ficar sempre de olho nas oscilações do mercado e escutar conselhos da sua corretora.

Quais são as formas de ganhar em ações TAEE11?

A principal forma de lucrar com ações e com a TAEE11 não é diferente, é as adquirindo quando elas oscilarem e estiverem em valores mais baixos para revendê-las quando o valor subir e se estabilizar. É importante ressaltar que para tomar a decisão de fazer esse tipo de operação é preciso conhecimento e analisar as tendências de mercado para acabar não perdendo o dinheiro que você investiu. Todas as vendas e até os lucros que você tiver podem ser taxados ou há a necessidade de pagar impostos, portanto, até para realizar uma venda lucrativa é preciso analisar se realizar a transação realmente compensa em todos os âmbitos. Além desse tipo de operação com ações que podem ser realizadas em dias ou semanas, outro tipo de lucro é com os dividendos, que ocorre segundo a lei quando a empresa possui lucro e 25% dele deve ser dividido dentre todos os seus acionistas. Esse tipo de lucro ocorre mais no longo prazo já que é anual e depende muito da rentabilidade da empresa bem como o número de acionistas elegíveis.

As ações da TAEE11 vale a pena?

A indústria da TAEE11 é uma indústria de base, ou seja, o fornecimento de energia é um segmento de serviço que dificilmente vai se extinguir ou quebrar já que é um serviço básico e muito dificilmente as pessoas deixarão de consumí-lo. Por isso essas ações oscilam menos na bolsa e as variações ocorrem a longo prazo. Se você não tem uma necessidade de lucro rápido e no curto prazo, com certeza investir em ações como a TAEE11 vale a pena.

Taxas para comprar e vender ações TAEE11

As taxas para comprar e vender ações da TAEE11 dependem da sua corretora e dos valores que ela cobra, mas são comuns a todas as corretoras não importando qual você escolha. Para comprar e vender a sua ação na TAEE11 você provavelmente vai ter que lidar com impostos (ISS), taxas da bolsa, taxa de corretagem, dependendo do lucro você tem que pagar uma porcentagem também a receita federal e algumas das corretoras ainda cobram taxa de custódia (para manter as ações em carteira por um tempo caso você deseje).

Quanto paga de dividendos TAEE11?

Os dividendos se caracterizam por ser parte do lucro da empresa destinado aos acionistas que correspondem a mais ou menos 25% do lucro total. Esse valor é dividido pelo número total de acionistas e como depende da receita da empresa, o valor dos dividendos distribuíveis da TAEE11 pode variar. O último dado que temos é que a UNIT TAEE11 rendeu a seus donos R$1,62 por UNIT. 

Qual a diferença entre TAEE3, TAEE4 ou TAEE11?

As ações TAEE3, TAEE4 ou TAEE11 correspondem a diferentes tipos de ativos e cada um tem suas particularidades. Entenda a diferença logo abaixo:

  • TAEE3: corresponde a uma ação ordinária da Taesa e dá direito a voto para os seus acionistas, é importante salientar que para esse direito ser realmente significativo é preciso comprar um lote de ações para ter uma porcentagem considerável.
  • TAEE4: corresponde a uma ação preferencial que não dá direito a voto mas dá a preferência (como o próprio nome diz) para o acionista receber o lucro de dividendos ou lucro no caso de liquidação da empresa. 
  • TAEE11:  são uma espécie de conjunto de ações, que no caso da TAEE11 são compostos por 1 ação ordinária TAEE3 e 2 ações preferenciais TAEE4. Esse tipo de ação dá o direito de ambas as anteriores e por isso costumam ter um preço maior tanto para compra como para venda do que se compradas isoladamente as ações ordinárias e preferenciais.

Qual Comprar TAEE11 ou TAEE4?

Para responder essa pergunta, primeiro você deve se perguntar: qual o meu objetivo ao comprar uma ação? Se o seu objetivo é gastar menos e lucrar mais talvez a melhor saída seja optar pela TAEE4, pois as ações preferenciais têm mais liquidez e até na hora de repartir os dividendos a relação custo x lucro dela costuma ser maior do que a TAEE11. Se você deseja ter um mix de poder decisório e preferências nos dividendos a TAEE11 pode ser uma boa opção para você.

Veja também:

5 investimentos para 2020

Fundos de investimentos brasileiros vivem momento de transformação

Itaú e Bradesco podem diminuir investimentos

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.