Trabalhador com CPF já pode solicitar a carteira de trabalho digital

Carteira de trabalho digital
(Foto: Reprodução)

O governo federal divulgou nessa terça-feira (24) as regras para a emissão da nova carteira de trabalho digital. O documento online terá identificação única e o número de inscrição do trabalhador no Cadastro de Pessoas Físicas, que será emitido previamente a todos os inscritos no CPF.


Saiba mais

Tesouro direto é o investimento mais buscado pelo brasileiro

Como funciona a carteira de trabalho digital

Para isso, o interessado deve acessar o site acesso.gov.br e criar uma conta. Outra opção é fazer o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para os celulares com sistema Android e iOS, ou utilizando o site www.gov.br. As informações podem ser consultadas na Portaria 1.065, do Ministério da Economia, que foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.


No primeiro momento, a emissão da versão digital da carteira de trabalho funcionava como uma extensão do documento físico. Agora, com as novas atualizações, os dois formatos se tornam equivalentes, criando a possibilidade do trabalhador ter apenas um deles. A versão em papel continua válida, mas as próximas emissões devem ser feitas preferencialmente por meio eletrônico.

A ideia do Ministério da Economia é facilitar a vida dos trabalhadores que precisam do documento disponível para algum tipo de consulta. O documento digital vai permitir a integração das bases de dados do governo.



Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.