8 dicas para vender seu carro usado sem perder muito dinheiro

vender seu carro usado

Quem já tem um carro há um tempinho muitas vezes deseja vendê-lo para pensar em adquirir um novo ao invés de assumir um financiamento que levaria anos a juros abusivos para conseguir pagar. Neste artigo separamos 8 dicas para você que quer vender seu carro usado sem perder muito dinheiro. Aqui você vai descobrir quais os principais aspectos que podem te auxiliar e devem ser avaliados na hora da venda do seu usado.

Veja também:

Os 5 melhores Bancos para Financiar um carro no Brasil

Vantagens de contratar o financiamento Santander

Financiamento de carros – Como simular

Conheça o valor de revenda

O valor de revenda é um aspecto importante quando você tem a intenção de vender seu carro usado sem perder muito dinheiro. Ele normalmente varia de acordo com uma série de fatores como ano/modelo, tabela FIPE, quilometragem, equipamentos internos e dependendo até a cor do carro pode influenciar na valorização ou desvalorização do seu valor. Por isso, o ato tanto de revender quanto de comprar deve ser bem pensado e planejado para que você acabe não tendo um prejuízo muito grande. Se atente as dicas que vamos te dar ao longo desse artigo para que você possa saber tudo o que influencia um valor de revenda e vender seu carro usado sem perder muito dinheiro.

Revise o veículo antes de anunciar

Revisar o carro é uma ação que deve ser feita periodicamente e principalmente no caso de novos e semi-novos pois essas revisões costumam até ser gratuitas pois são dadas pelas concessionárias ou mais baratas que em carros mais usados. Na revisão, as concessionárias identificam possíveis problemas ou inconformidades nos carros desde a parte mecânica, estrutural, elétrica até problemas na pintura ou lataria. Ter o veiculo revisado, pode ser um ótimo argumento para vender seu carro usado sem perder muito dinheiro e barganhar com o comprador alegando que o carro é bem cuidado e não apresenta nenhum serviço a ser feito e que você pode comprovar essa afirmação através da revisão recém-realizada.

Bom histórico de manutenção 

Assim como a revisão, um bom histórico de manutenção pode ser um argumento para barganhar no ato de vender seu carro usado sem perder muito dinheiro. As revisões necessitam ser mais espaçadas e de acordo com a quilometragem mas você não precisa se restringir somente a ela para fazer pequenos serviços de manutenção como óleo, rodízio de pneus, verificar água do radiador etc. Muitos desses pequenos serviços podem até ser feitos gratuitamente ou a baixos preços em postos de gasolina, basta você ter tempo e se organizar.

Consulte a tabela FIPE (mas não somente ela!)

A tabela FIPE é importante para padronizar os valores dos carros nos mais diversos estados brasileiros e foi criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica. Ela é um ótimo parâmetro para você se basear na hora de vender seu carro usado sem perder muito dinheiro pois pode ser usada como argumento de barganha com a alegação de que esse é o valor médio que o comprador vai pagar por um carro do modelo e ano do seu. É importante também que o valor atenda a suas necessidades, portanto, se você estiver numa situação de muito aperto financeiro, talvez até acabe optando por vender seu carro usado por menos do que ele realmente vale, mesmo isto não sendo o ideal. Por isso é necessário fazer um comparativo na sua região, em outros anúncios e lojas para verificar se elas seguem a tabela FIPE e ver se realmente você consegue vender seu carro usado sem perder muito dinheiro.

Aposte nas plataformas de venda de carros

As plataformas de vendas de carros online são uma maneira de propaganda para várias regiões e nelas você pode impor as condições que deseja como o valor para vender seu carro usado sem perder muito dinheiro. É importante se atentar a deixar suas informações pessoais bem verídicas e atualizadas para receber qualquer tipo de contato por parte dos compradores de usados. 

Detalhes importantes do carro

Como já dissemos em outro tópico, muitos fatores podem influenciar na hora de vender seu carro usado como cor, quilometragem, consumo de combustível etc. É importante você valorizar o que o seu carro tem de bom para acabar por vender seu carro usado sem perder muito dinheiro. Mantenha sempre em mente os pontos fortes como pintura nova, interior bem cuidado, equipamentos atualizados etc. pois esses detalhes chamam bastante atenção dos compradores. 

Considerar o mercado

Como já dissemos no nosso tópico sobre “consultar a tabela fipe mas não somente ela”, é importante considerar o poder de compra dos compradores. Se você tem um carro legal e bem cuidado você vender seu carro usado sem perder muito dinheiro mas acabar tendo que esperar mais por isso. Carros com valores abaixo da tabela ou abaixo de valores de outros vendedores na região, costumam ser vendidos mais rapidamente, mas se você quer vender seu carro usado sem perder muito dinheiro pode ser preciso esperar com paciência um comprador que aceite realmente pagar o preço que você está pedindo.

Atenda possíveis compradores de forma ágil

Da mesma forma que neste artigo de dissemos para apostar em plataformas online, é super importante que você deixe suas informações pessoais bem verídicas e atualizadas para receber qualquer tipo de contato por parte dos compradores de usados. Um bom atendimento e realizado na hora que um comprador decide te contatar pode ser uma boa dica para vender seu carro usado sem perder muito dinheiro.

Veja também:

Solicite já o seu Financiamento de Veículos e Imóvel pelo Konta Azul

Financiamento Caixa – Como simular

Como funciona um consórcio de veículos e de imóveis?

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.