Você sabe como funciona o sistema de Airbnb?

Airbnb

Atualmente, o sistema de hospedagem e aluguéis de hotéis possuem diversas funcionalidades, mas poucos conhecem o sistema denominado Airbnb. O BnB, na maioria dos casos, sai muito mais barato do que um hotel convencional e o conforto pode ser até maior que um quarto tradicional. Veja como funciona este sistema.

Saiba mais

Aluguel de imóveis por curta temporada cresce 92% no Brasil e atrai empresas do ramo

Conheça o cartão Hurb e aproveite as opções em viagens

“BnB” é a abreviação de “bed and breakfast”, no sentido de “cama e café da manhã”. O “air” se deve ao fato de que dois dos fundadores do site começaram a vida alugando colchões infláveis em suas casas para visitantes de uma feira de design depois que todos os hotéis lotaram.

Nisso, os fundadores viram uma grande oportunidade de até alugar apartamentos inteiros. O sistema virou uma grande “imobiliária online”.

Como funciona o Airbnb

O site funciona como uma grande rede social. Para alugar, seja anfitrião ou inquilino, é preciso criar um perfil e entrar na rede. Pelo site, é possível combinar o momento de chegada e partida e o preço da estadia. O site é muito intuitivo, um dos ganhos para que o sistema ficasse conhecido no mundo.

A diferença é que são poucos os lugares considerados “clean”, onde são usados exclusivamente para aluguéis. É normal você encontrar apartamentos com objetos pessoais do anfitrião.

Mantenha seu perfil atualizado, com todas as informações e foto de perfil. Associe pelo menos sua conta de Facebook a sua conta Airbnb. Uma dica é ter uma conta Paypal ou um cartão de crédito para gastos internacionais.

No começo, o sistema pode ser meio burocrático. É importante estar preparado para os “nãos”, já que alguns anfitriões não atualizam a lista de disponibilidade para selecionar os seus inquilinos. Existem os locais que são “instant bookings”, que não precisam da aprovação do anfitrião para serem reservados, mas vai dos anfitriões utilizarem essa facilidade no anúncio.

Pagamento

O pagamento pode ser via Paypal ou cartão de crédito. É debitado o valor total da estadia, com taxa de limpeza e comissão do Airbnb, mas o valor só é repassado para o anfitrião 24 horas depois do hóspede se instalar.

A comunicação é feita toda pelo mural do Airbnb. Feita a transação, você recebe o endereço do apartamento, e-mail e telefone do anfitrião. Em seguida, combina os detalhes da entrega e devolução da chave.

Filtros

No site do Airbnb, você consegue filtrar sua pesquisa por:

  • Datas da viagem
  • Quantidade de Hóspedes
  • Tipo de Acomodação
  • Preço
  • Possibilidade de Reserva Instantânea
  • Tipo de Viagem
  • Mais Filtros

Atualmente, é possível reservar espaços inteiros, apenas quartos ou quartos compartilhados. Também é possível reservas casas e não só apartamentos. Em alguns casos, o anfitrião até fica no mesmo local, mas com espaços separados. Neste caso, o hóspede pode até se comunicar com o anfitrião em caso de alguma dúvida, caso essa comunicação possa ocorrer.