Você sabe quanto os lojistas poderiam ter lucrado sem as fraudes na Black Friday?

Black Friday

Segundo a E-bit/Nielsen, o e-commerce brasileiro faturou na Black Friday de 2019, 23,6% a mais que a de 2018, com R$ 3,2 bilhões em vendas. De acordo com relatório da Clearsale, no período que compreende 28 de novembro a 2 de dezembro (quinta-feira anterior à Black Friday até a Cyber Monday brasileira), o e-commerce faturou R$ 5,96 bilhões frente à R$ 4,4 bilhões no mesmo período em 2018, um crescimento de 35,5%.

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Um estudo recente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) que aponta que chargebacks geram perdas de até 1,5% do faturamento total, dependendo do perfil da loja, portanto é possível estimar que o e-commerce brasileiro ainda pode ter deixado de ganhar mais de R$ 89 milhões. Além disso, a fraude faz com que os lojistas tenham altos custos de prevenção (o que justifica o aumento de tentativas evitadas), gerando gastos que podem ultrapassar 2% da receita, incluindo plataformas inteligentes, centrais telefônicas para comprovação, entre outros.

No Natal, o cenário não deve ser diferente. De acordo com a Fecomercio-SP, o mês de dezembro deve registrar R$ 76,7 bilhões em vendas, alta de 7% sobre a mesma época em 2018. Além disso, dados gerais do setor de pagamentos apontam que apenas 70% das compras online – conhecidas na indústria como Cartão Não Presente (CNP) – são autorizadas, enquanto para compras presenciais – com uso do cartão físico e conhecidas como Cartão Presente – o índice de aprovação é muito maior, superando 95%.

Sendo assim, como é possível eliminar os custos e perdas com fraudes no comércio eletrônico e, ao mesmo tempo, elevar a conversão de vendas, principalmente em datas comemorativas, sem abrir mão da agilidade e facilidade para o consumidor na hora de comprar?

Para falar sobre os dados, as expectativas para o mercado de e-commerce e pagamentos e como eliminar as fraudes e aumentar a conversão ao mesmo tempo, sugiro uma entrevista com Gastão Mattos, líder da IDid no Brasil.

A plataforma inédita IDid, traz o novo conceito para compras online: o do Consumidor Presente, que permite que as compras feitas no e-commerce sejam tratadas sistemicamente como transações realizadas no mundo físico, já que só o usuário do cartão pode concluir a compra, uma vez que é direcionado ao banco para digitação da senha ou uso de biometria. Além disso, a plataforma elimina a necessidade de digitação ou armazenamento do número do cartão no sistema da loja, evitando a exposição de dados sensíveis e reduzindo fraudes. Isso faz com que o índice de aprovação das transações online atinja patamares próximos das compras presenciais, aumentando de 70% para 95%, além de reduzir as perdas com chargebacks e custos com fraudes.

Criada de forma independente por Alexandre Pi, fundador e acionista da Muxi – empresa focada em soluções para transações eletrônicas – e Daniel Oliveira, sócio e cofundador da paySmart – fintech fundada em 2004, líder em tecnologia para pagamentos eletrônicos seguros para bandeiras regionais de débito, crédito e benefícios, com mais de 27 milhões de dispositivos e mais de 300 milhões de cartões emitidos. A IDid é liderada por Gastão Mattos, que conta com mais de 25 anos de atuação no setor de e-commerce e pagamentos e traz, em seu conselho administrativo, Mario Mello, ex-Presidente do PayPal para a América Latina e sócio de risco do Valor Capital Group. Mario possui mais de 30 anos de experiência em serviços financeiros e tecnologia e passa a ser o primeiro advisor da IDid.

O nome IDid significa ID (abreviação de identidade) duas vezes, pois a plataforma garante ao lojista a identidade comprovada do consumidor e vice-versa. Além disso, engloba também o conceito da expressão em inglês “I did” (eu fiz), no sentido de que somente o usuário é capaz de concluir a transação devido às tecnologias exclusivas que garantem a segurança da plataforma.

Mais informações: http://useidid.com/